A HISTÓRIA

Quem somos, da onde viemos, quem são nossos antepassados e que história deixaremos para nossos filhos...Às vezes não percebemos, mas a história está na nossa vida diariamente.

Este Blog será uma ferramenta de discussões e aprendizagens, assim como também parte da construção da nossa história juntos!

Espero vê-los sempre por aqui, um grande abraço!

Professora Dani

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Revolução Russa


ESTA ATIVIDADE ESTARÁ DISPONÍVEL ATÉ ÀS 24HS DO DIA 30/05/2011. AS REGRAS DA ATIVIDADE ANTERIOR VALEM TAMBÉM PARA ESTA. PRESTEM ATENÇÃO E NÃO FAÇAM CÓPIAS DAS RESPOSTAS DOS COLEGAS. ABRAÇOS E BOA PÁSCOA! PROFESSORA DANI
REVOLUÇÃO DE 1917
A história da União Soviética começa com a Revolução de 1917 numa tentativa de implementar o comunismo a larga escala por Vladimir Lenin, até ao colapso da União Soviética em 1991, quando o seu governo centralizado foi dissolvido.
Curiosidade: Em 1922, a Rússia mudou o nome para União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O vermelho é a cor da luta dos trabalhadores. A foice e o martelo simbolizam a união entre os camponeses e operários.
A estrela representa o internacionalismo proletário, ou seja, a idéia de que os trabalhadores do mundo inteiro deveriam se unir para destruir o capitalismo.
SCHMIDT, Mario. Nova História crítica. São Paulo: Nova Geração, 2000, p.67.
1.       Quando ocorreu a dissolução da URSS e o que é a CEI?
2.       Explique com as tuas próprias palavras o que é socialismo?
3.       Por quê o capitalismo representava uma ameaça aos interesses dos trabalhadores, segundo a representação da bandeira da URSS?

20 comentários:

  1. 1-a CEI significa comunidade dos estados independentes e o processo da dissolução da URSS ocorreu em cerca de 19 de janeiro á 31 dezembro de 1991

    2-Socialismo e um modo de produção (forma determinada em um dado momento historico da humanidade de produzir-se a vida, suas variaçoes significam formas diferentes de relaçao homem c/ natureza e homem c/ homem)

    3-O internacionalismo escravo(proletário, a idiea de que os trabalhadores do mundo inteiro deveriam se unir para destruir o capitalismo a estrela representa o internacionalismo,
    a foice e o martelo simbolizam a união entre os camponeses e os operarios

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. 1-CEI=comunidade dos estados independentes/Dissoluçao da URSS ocorreu em 1991

    2-O Socialismo é um sistema sociopolítico caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade. Abolida a propriedade privada destes meios, todos se tornariam trabalhadores, tomando parte na produção, e as desigualdades sociais tenderiam a ser drasticamente reduzidas, uma vez que a produção poderia ser equitativamente distribuída.

    3-a idea de que os trabalhadores deveriam se unir para destruir o capitalismo,A foice era a força do campo, da produção agrícola; o martelo era a força da indústria, principalmente siderúrgica.

    Todos eram trabalhadores assalariados e haviam vários tipos de benefícios dados pelo governo, cupons, bolsas, vales, sempre com filas quilométricas para receber estes benefícios.

    ResponderExcluir
  4. 1- A dissolução da URSS ocorreu em 1991, e CEI significa: Comunidade dos Estados Independentes.

    2- Socialismo é um tipo de governo, que tem como objetivo a igualdade entre a sociedade (povo).

    3- Porque como os trabalhadores queriam direito igualitários, o capitalismo tem como objetivo o lucro, e os protelários queriam destruir o capitalismo.

    ResponderExcluir
  5. 1-Em 1991,CEI:Comunidade dos Estados Independentes.

    2-Socialismo tem um significado de igualdade entre todos em uma sociedade.

    3-Porque quem trabalhava queriam os mesmos direitos,e o capitalismo tinha um objetivo de lucrar por isso que os proletario queriam acabar com o capitalismo.

    ResponderExcluir
  6. 1- CEI significa comunidades dos estados independentes. E o processo da dissolução da URSS ocorreu em 1991.

    2- Socialismo é uma forma de governar com foco a igualdade de poder entre o povo.

    3- Porque os trabalhadores assalariados eram mal remunerados queriam direitos iguais que era um governo de socialismo, totalmente contra o governo atual que era o capitalismo que tinha como foco o lucro.

    ResponderExcluir
  7. 1 - A dissolução da URSS ocorreu em 1991 , quando os trabalhadores se rebeldiarão conta a União Soviética.CEI significa Comunidade dos Estados Independentes.

    2 - Sistemas onde os pobres e o povo lutam pelos seus direitos de governo.

    3 - Porque os ricos e donos de grandes terras , não pensavam nos direitos dos trabalhadores e nem com operários , apenas no seu enriquecimento as custas deles.Eles também queriam melhores formas de trabalho , salário , e diminuição da carga horária.

    ResponderExcluir
  8. 1- A dissolução da URSS ocorreu entre cerca de 19 de janeiro de 1990 a 31 de dezembro de 1991. CEI é a Comunidade dos Estados Independentes (Surgiu com o fim da URRS)

    2- Sistema econômico com o objetivo da igualdade social

    3- A foice e o martelo significam a união trabalhadora (agricultora e industrial) . A cor vermelha simboliza sangue da martirização da classe operária. A estrela significa centralização do poder através da presença onipotente do Partido Comunista.
    Como o captalismo ameaçava os trabalhadores (pagando-os com sálarios muito pequenos e com excesso de carga horária) eles se uniram para acabar com o captalismo.


    Beeeijos soora ;*

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. 1 - A Dissolução da URSS aconteceu entre 19 de janeiro de 1990 à 31 de dezembro de 1991.CEI significa: Comunidade dos Estados Indepensentes.

    2 - Socialismo é um sistema que tem por objetivo a igualdade social.

    3 - Os trabalhadores queriam a igualdade social,pois o capitalismo para eles não tinha lucro,pois favorecia pessoas de alto nivel.

    ResponderExcluir
  11. 1 - CEI é a comunidade dos estados independentes, e a Dissoluçao da URSS ocorreu em 1991.

    2 - Socialismo é um sistema que tem por objetivo a igualdade social.

    3 - Porque como os trabalhadores queriam uma sociaedade mais igualitaria , o capitalismo tem como objetivo o lucro apenas para os de alto nivel, e os protelários queriam acabar com o capitalismo.

    ResponderExcluir
  12. 1- Em setembro de 1991, o parlamento votou na dissolução da URSS, e em dezembro Iéltsin declara a independência da Rússia e a formação da Comunidade de Estados Independentes (CEI). Estava assim extinta a URSS, e no dia 25 de dezembro Gorbatchov renunciou.

    2-Socialismo é um regime político que desenvolve a idéia de igualdade, a produção deveria ser igualmente distribuida entre a população.

    3-O Capitalismo era uma ameaça porque beneficiava as classes mais altas da sociedade, diferente do sicialismo.

    ResponderExcluir
  13. 1.A dissolução da URSS ocorreu em 1991,e CEI significa comunidades dos estados Independentes.

    2.O socialismo é um sistema político,econômico e social que foi desenvolvido a partir da idéia de igualdade.

    3.O capitalismo representava ameaça aos trabalhadores porque eles eram a favor do socialismo.

    gabriela

    ResponderExcluir
  14. 1)- CEI significa comunidade dos estados independentes. A dissolução da URSS ocorreu entre cerca de 19 de janeiro de 1990 a 31 de dezembro de 1991.

    2)- O Socialismo é um sistema político, econômico e social que foi desenvolvido a partir da idéia de igualdade.

    3)- O capitalismo era uma forma de ameaça ao povo pois,suas ideias favoreciam somente as pessoas de classe alta,diferente do socialismo que queria manter a igualdade entre todos.

    ResponderExcluir
  15. 1-A dissolução da URSS foi no ano de 1991 durante o periodo conhecido como Guerra Fria. CEI=Comunidade dos Estados Independentes, é uma organização supranacional envolvendo 12 republicas que pertenciam a antiga União Sovietica
    2-Osocialismo tem por base a distribuição por igual de todas as riquesas da sociedade privada e as desigualdades sociais são pequenas
    3- Na bandeira da URSS o martelo (os trabalhadores industriais ) a foice (agricultores), significava a união da classe dos trabalhadores . Com o capitalismo tudo mudaria com uma desigualdade social.

    ResponderExcluir
  16. 1- A dissolução da URSS foi em julho de 1991 na Guerra Fria. CEI é Comunidade dos Estados Independentes.

    2- É um sistema social, econômico e político com objetivo de igualdade entre o povo.

    3- O capitalismo representava ameaça aos trabalhadores por que eles eram a favor do socialismo e capitalismo era a favor da igualdade econômica da sociedade.

    ResponderExcluir
  17. RESPOSTA DE Natália Giglio
    1- o fim da URSS foi aproximadamente no ano de 1991, o periodo da guerra fria.
    2- é um sistema sócio-econômico que tinha como objetivo a igualdade de classes.
    3-o martelo representava os trabalhadores, a foice os agricultores que representavam a igualdade de classes, o capitalismo significava uma ameaça aos trabalhadores pois eles favoreciam apenas as classes altas.

    ResponderExcluir
  18. 1- ocorreu entre cerca de 19 de janeiro de 1990 a 31 de dezembro de 1991. CEI - Comunidade Dos Estados Independentes.

    2- é o sistema economico que tem por objetivo a igualdade do povo.

    3 - o capitalismo era uma forma de ameaça a todos porque ele favorecia apenas as pessoas mais ricas, diferente do socialismo que era a favor da igualdade do povo

    ResponderExcluir
  19. 1-CEI é: Comunidade dos Estados Independentes .
    E a dissolução da URSS ocorreu em 1991.
    2-O socialismo é um sistema político, social e econômico que tem por objetivo a igualdade da sociedade .
    3-Por que os trabalhadores queriam direitos iguais , o que o capitalismo não tinha .

    ResponderExcluir
  20. Angelo

    1- A dissolução da URSS foi em Julho de 1991 na Guerra Fria. O Significado de CEI é Comunidade dos Estados Independentes.

    2- O Socialismo é um sistema político social e econômico que foi desenvolvido a partir da idéia de igualdade.

    3- Porque os trabalhadores queriam direitos igualitários, o capitalismo tem como objetivo o lucro, e os protelários queriam acabar com isso.

    :* Beijos

    ResponderExcluir