A HISTÓRIA

Quem somos, da onde viemos, quem são nossos antepassados e que história deixaremos para nossos filhos...Às vezes não percebemos, mas a história está na nossa vida diariamente.

Este Blog será uma ferramenta de discussões e aprendizagens, assim como também parte da construção da nossa história juntos!

Espero vê-los sempre por aqui, um grande abraço!

Professora Dani

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Herói ou vilão?

ATIVIDADE 8 ª SÉRIE
Última atividade do 2º trimestre de 2011
 Prazo para realização da tarefa:  de 24 de agosto à  15 de setembro de 2011 às 11:59 min.
Valor : 3 pontos
NÃO ESQUEÇAM DE QUE SERÃO AVALIADAS RESPOSTAS ORIGINAIS, CRIATIVAS, COMPLETAS E INTELIGENTES. J

      Os anos de 1937 a 1945, no Brasil, foram marcados pelo regime político do Estado Novo, considerado o período áureo da “Era Vargas”.
1.   Explique o que foi a Era Vargas.
2.   Quais as principais medidas tomadas por Getúlio neste período.
3.   Entreviste alguém de sua família ou conhecido, que tenha vivido nesta época e pergunte: como Getúlio Vargas era visto pela população neste período e poste aqui o comentário que conseguires.
Bom trabalho!!!!!
Profª Dani

17 comentários:

  1. 1)A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getulio Vargas governou o Brasil por 15 anos, sem interrupçoes que durou de 1930 a 1945.Nessa epoca houve inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

    2)Getúlio Vargas tinha poderes quase ilimitados e, aproveitando eles, começou a tomar políticas de modernização do país. Ele criou, por exemplo novos ministérios como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde.

    3)Ilza diz:Getulio criou varios direitos trabalhistas, fez fortes investimentos nas areas de infraestrutura. Mas alem de tudo em seu 2 mandato o clima politico no Brasil era conflituoso. Havia fortes criticas por parte da imprensa ao governo de Vargas. A população também estava muito descontente, pois a situação economica do país era ruim.

    ResponderExcluir
  2. Legal Raula, mais vez despontando na poliposicion ( 1º lugar) rsrsrsrsrsrsrsrs. Parabéns...bjs

    ResponderExcluir
  3. 1- Foi o tempo em que Getúlio Vargas governou o nosso país, neste período foram feitas muitas mudanças no país, como econômicas e sociais.
    2-Vargas tomou uma série de medidas tidas como democráticas como por exemplo eleições presidenciais, organização de novos partidos políticos,ministério da saúde e de educação entre outros.
    3- Ainda não achei nenhum conhecido, mas caso achar colocarei depois.

    ResponderExcluir
  4. Iury Lindner freitas


    1- A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

    2- Getulio Vargas tinha poderes quase ilimitados, começou a criar a politica de modernização do Pais. Tomou providências como eleições presidenciais, organização de novos partidos politicos, ministério da saude e da educação entre outros.

    3- No momento eu não achei ninguém da minha familia que teja vivido nessa época e a unica pessoa que concerteza viveu nesse periodo foi minha vó, mas é muito longe a distancia minha com a dela, então essa ficarei devendo sora !

    ResponderExcluir
  5. 1-A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
    Governo Provisório (1930 - 1934)


    2-Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
    GV investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.


    3-Getúlio Dornelles Vargas, político estadista, presidente do Brasil de 1930 a 1945, por meio de um golpe pelo qual instaurou o Estado Novo no país, e de 1950 a 1954, eleito democraticamente pelo povo. A sua postura de “pai dos pobres”, autoritária e quase fascista rendeu-lhe a imagem de um chefe forte; seus tópicos de governos passaram a ser referidos na história como pontos principais do “Getulismo”.

    ResponderExcluir
  6. a questão tres eu busquei na internet pois não achei ninguem que soubese da era vargas

    ResponderExcluir
  7. 1- Foi o tempo em que Getúlio Vargas governou o nosso país, entre (1930-1945), neste tempo muitas mudanças foram feitas no brasil como econômicas e sociais.


    2-Ao assumir a presidência, em janeiro de 1951, o ex-ditador tratou
    de empreender campanhas nacionalistas, dentre as quais se
    destacou a do petróleo. Sob o lema" O petróleo é nosso", criou a
    Petrobrás e garantiu o monopólio estatal sobre a prospecção deste
    importante recurso. Na política externa, Vargas buscou manter o
    balanço dos pagamentos da dívida.Ao mesmo tempo, nomeou para
    a pasta do Trabalho João Goulart, que aumentou o salário mínimo
    em cem por cento.

    3-Tentei mais nao achei ninguem, desculpa.

    EndC

    ResponderExcluir
  8. 1-A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945) e que foi dividida em três etapas.a 1º foi o governo provisorio(1930 a 1934),o 2º foi O Governo Constitucionalista(1934 a 1937) e o 3º foi o Estado Novo (1937 - 1945).Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

    2-Realizações importantes de seu governo:
    - Em 1938, criou o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
    - Criou a Justiça do Trabalho em 1939;
    - Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.
    - Fez fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco.

    3-depois posto essa resposta.

    ResponderExcluir
  9. 1--- Foi o nome do período em que Getúlio Vargas governou o Brasil entre (1930~~1945) nesse período muitas mudanças foram feitas no Brasil.

    2--- Governo Provisório.
    Getúlio cria o termo Decreto-lei (similar atualmente à medida provisória), eram assinados pelo presidente e são válidos sem passar pela votação do Congresso Nacional.
    Na República Velha os Estados eram governados por pessoas eleitas pelos coronéis, pelo voto de cabresto, voto de currais, fraude e corrupção.
    O 1º Decreto-lei estabelecia a demissão de todos os governadores da República Velha e quem governaria a partir daí seriam os interventores nomeados por Getúlio.
    O interventor de Goiás foi Pedro Ludovico Teixeira, ele tirou o poder da família Caiado, através da transferência da capital de Goiás para Goiânia;
    O 2º Decreto-lei estabeleceu o voto secreto, através do qual seria mais difícil se fazer fraudes.

    3-- Na minha familia não tem ninguem.

    ResponderExcluir
  10. 1 - A Era Vargas foi um período de modernização da Nação brasileira, mas também foi um período conturbado pela:
    Revolução Constitucionalista de 1932.
    Constituição de 1934.
    Criação da Ação Integralista Brasileira (AIB) e Aliança Nacional Libertadora (ANL).
    Política econômica e administrativa do Estado Novo.
    Política paternalista varguista.
    Transformação social e política trabalhista com a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
    Criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão responsável pela censura do período.
    Constituição de 1937.
    Consequência da Segunda Guerra Mundial.
    Decadência do Estado Novo.
    Ascensão e crise do Segundo Governo de Vargas (1950 – 1954).

    2- Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo. Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. Investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE ( Instituto brasileiro de Geografia e estatística).

    3 - Adilson: Getúlio Vargas era visto como uma grande influência para o povo,lutou contra tudo e todos,a favor dos menos favorecidos.O espírito nacionalista de Vargas fez com ele fosse considerado o mais importante e influente nome da política brasileira.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. 1) A Era Vargas foi o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de 1930 a 1945.Onde ocorreram muitas transformações como: a industrialização progrediu de forma substancial, as cidades cresceram, o Estado se tornou forte, interferiu na economia e foi instaurada uma nova relação com os trabalhadores urbanos.

    2)Tomou uma série de medidas que fortificaram o seu poder, separou todos os segmentos que compunham o poder legislativo, assim exerceu o poder legislativo e o executivo.Vargas eliminou a constituição estabelecida, despidiu os governadores e para substituí-los, nomeou interventores de sua confiança. Vários deles eram militares ligados ao tenentismo. Com o forte espírito nacionalista, Getúlio considerado o mais importante e influente nome da política brasileira do século XX.

    3) As duas pessoas que poderiam me ajudar, no momento moram muito loge de mim, estão essa não vou ter como responder.

    ResponderExcluir
  13. segue a resposta 3:
    Vivenciei na Era Vargas,na minha infância e juvenntude.Apesar de pouca idade me lembro de casos que acontecera na minha época.Minha familia tinha uma propriedade no interior de São Paulo cuja a cultura era o café.O gooverno Vargas insentivou os propretarios de fazendas cafeiras a platarem mais café e aos pecuarios de Minas Gerais a aumentarem seus rebanho leiteros, o que ficou conhecida como republica café com leite.Quando aconteceu a super-produção café o governo alem de não apoiar os cafeicultores ainda iniciou a queima das sacas de café.Minha familia assim como outros pequenos fazendeiros perdeu a propriedade pois não conseguiu pagar as dividas e teve de trabalhar para os grandes fazendeiros para sobreviver.Apesar disso Getulio fez boas coisas,tais como instituição da carteira de trabalho e a liberação do voto para as mulheres...
    Palmira Rosa Baggio - 85 anos (minha tia bisavo)

    ResponderExcluir
  14. Rafaela Menegazzo - 83
    1)A era Vargas foi liderada pelo ditador Getúlio Vargas foi um político brasileiro, chefe civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha. Foi duas vezes presidente da república do Brasil por 15 anos sem interrupçoes.
    A era vargas pode-se dizer que em seu governo o Estado cresceu em tamanho e em poder e se tornou o principal responsável pelo processo de modernização do Brasil.
    2)Entre as principais medidas por ele tomadas, podemos destacar a criação de duas grandes estatais do setor energético: a Petrobrás, que viria a controlar toda atividade de prospecção e refino de petróleo no país; e a Eletrobrás, empresa responsável pela geração e distribuição de energia elétrica. Além disso, Vargas convocou João Goulart para assumir gente ao Ministério do Trabalho. Em um período de intensa atividade grevista, João Goulart defendeu um reajuste salarial de 100%. também podemos destacar os direitos trabalhistas e os sindicatos livres.
    3)Não tenho pessoas para me ajudar, familía paterna ainda não morava no Brasil na época, e materna minha vó mora muito longe e minha bisa foi pro céu.

    ResponderExcluir
  15. 1 - A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, ininterruptos de 1937 a 1945. Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

    2 - As principais medidas por Getúlio foi que destacou o petroleo e criou a Petrobrás,nomeou João Goulart que aumentou o salario minimo,Na policia Getúlio manteu o balanço dos pagamentos da divida,Getúlio criou outra grande empresa a Eletrobas responsavel pela distribuiçao de energia elétrica.

    3 - As pessoas qual viveram nesta época já é falecida, não tenho como responder. :/


    yasmin rocha

    ResponderExcluir
  16. 1-È o periodo em que Getúlio Vargas governou o Brasil , fazendo alterações sociais e econômicas .
    2-criou e implantou vário direitos trabalhistas , fez vários investimentos nas áreas de infraestutura e criou a justiça do trabalho .
    3-nao há ninguem de minha familia . ;/

    ResponderExcluir
  17. Obrigada aos que responderam e se esforçaram para fazer o melhor possível!
    Abraço

    ResponderExcluir