A HISTÓRIA

Quem somos, da onde viemos, quem são nossos antepassados e que história deixaremos para nossos filhos...Às vezes não percebemos, mas a história está na nossa vida diariamente.

Este Blog será uma ferramenta de discussões e aprendizagens, assim como também parte da construção da nossa história juntos!

Espero vê-los sempre por aqui, um grande abraço!

Professora Dani

domingo, 27 de março de 2011

Rumo a Integração!!!



Esta atividade vale 3 pontos e devevrá ser postada até o dia 20/04.Leiam o texto e após sigam as instruções. Bom Trabalho!!!
A Bacia do Prata foi o palco do maior conflito armado da América do Sul, A GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870), na qual se confrontaram os países da Tríplice Aliança-Brasil, Argentina e Uruguai - e o Paraguai. Mais de um século depois do fim da guerra, o local foi cenário de outro encontro que marcou a história. Desta vez, a causa não era a guerra, mas a união: no dia 26 de março de 1991, foi assinado o Tratado de Ssunção, que criou o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
A iniciativa surgiu da necessidade de alguns países da América do Sul fazerem frente aos grandes blocos econômicos que estavam sendo formados no mundo como a União Européia e o Tratado Norte MAericano de Livre Comércio (NAFTA).
Revista de História da Biblioteca Nacional, Ano 6, nº 66, marçode 2011.

Sobre a Guerra do Paraguai pesquise e responda:
1. Quais foram as causas do conflito?
2. Quem foi o personagem brasileiro que se destacou nesta Guerra?
3. Que consequências esta guerra trouxe para o Brasil?

Não vale fazer cópia da resposta dos colegas, escrevam com suas próprias palavras...bjs!!!

30 comentários:

  1. 1-O brasil tinha grande interece no Rio da Prata e entao começa a guerra e as invasoes do brasil ao uruguai e de Paraguai a Argentina que ja estava ao seu lado e por nao gostar da ideia de ser invadida foi pro lado do brasil e assim se forma a triplice aliança.

    2-D.Pedro2.

    3-A grande perda de pessoas e de dinheiro por ter que fornecer comida,armamento e muniçoes para os que fossem para a guerra.

    ResponderExcluir
  2. 1- O Brasil queria tomar posse da Bacia do Prata, lutando contra o Paraguai, mas junto a ele a Argentina e o Uruguai (formando a Tríplice Aliança).

    2- D. Pedro II

    3- A perda de pessoas, porque não tinham um exérito organizado. E a perda de dinheiro, porque tinham que bancar a comida e a estadia dos "soldados".

    ResponderExcluir
  3. Iury Lindner Freitas T:83

    1- Tipo o brasil queria pegar a posse da bacia do prata, enfrentando o Paraguai. Mas ele nao ia sozinho fez uma aliança com a Argentina e o Uruguai.

    2- D. Pedro II

    3- A consequência que essa guerra trouxe foi a grande perda de pessoas, pois o Brasil foi enfrentar o Paraguai com um exército despreparado. E tendo dispesas com comida e dinhero !

    ResponderExcluir
  4. 1- O Brasil queria ter posse da Bacia do Prata, então aliou-se a Argentina e Uruguai, pois não tinha um exército formado como o do Paraguai.

    2- D. Pedro II

    3- A morte de muitos homens; E perda de muito dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, agradeço a visita de vocês ao BLOG mas peço mais uma vez que façam com carinho e prestem bastante atenção nas perguntas para não se equivocarem nas respostas. Nem sempre aquilo que parece é...Olhos abertos! Bjs

    ResponderExcluir
  6. 1-O brasil tinha grande interece no Rio da Prata pois dava muito lucro e entao se une com argentina, uruguai e então começa a guerra contra o Paraguai. A Argentina ja estava ao seu lado e porque não gostava da ideia de ser invadida foi e então foi pro lado do brasil e assim se forma a uma aliança para atacar o paraguai.

    2-D. PedroII

    3-As consequencias foram que o brasil perdeu muitas pessoas e muito dinheiro com comidas e armas.

    ResponderExcluir
  7. Angelo diz ...
    1- O Brasil tinha grande intereçeem ter a posse da bacia de prata porque dava mais lucros então se une com a Argentina e Uruguai contra o Paraguai, assim comando a triplice aliança.
    2- D. Pedro II

    3- A morte de muitos soldades e falta de jerbas para cobrir os gastos com a guerra (comida, munição, etc)

    ResponderExcluir
  8. 1-O Brasil tinha interesse na Bacia da Prata e como ele não tinha um exército forte , ele se aliou com a Argentina e o Uruguai formando a Tríplice Aliança para derrotar o Paraguai e tomar a posse desse lugar .
    2-D.Pedro II
    3-A morte de muitas pessoas , e a perda de dinheiro que foi utilizada com comida e armas para os componentes do exército .

    ResponderExcluir
  9. 1. O brasil tinha um grande interesse na Bacia do Prata,e como seu exercito não era tão evoluido como o de Paraguai,uniu-se ao Uruguai e a Argentina,formando a 'Tríplice Aliança'.

    2. D.Pedro II

    3. A perda de muitos homens e de muito dinheiro.

    ResponderExcluir
  10. Ok queridos. Sugiro que pesquisem um pouco mais pois as respostas na maioria estão muito resumidas. Continuem postando. Vamos que vamos!
    Bjs Profª Dani

    ResponderExcluir
  11. 1-Na verdade, o Paraguai era considerado bárbaro porque era a única economia fechada sobre a qual a Inglaterra não tinha controle, ainda que indireto. O país guarani, do ponto de vista dos interesses britãnicos, se configurava um mau exemplo para as demais nações da América do Sul, pois era contra o liberalismo económico, sustentando um desenvolvimento político, económico e social de base nacionalista. Constituindo um foco de progresso autónomo, o Paraguai, na medida em que se desenvolvesse, acabaria concorrendo no futuro com a hegemonia britânica no continente. Esta foi uma das principais causas da guerra que destruiria o país

    2-D.pedro II

    3-Morte de muitas pessoas (a maioria eram Negros)e perda de muito dinhero

    ResponderExcluir
  12. 1-As causas da Guerra do Paraguai encontram-se nas rivalidades entre a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai causadas pelos desentendimentos quanto às fronteiras entre os países,e a liberdade de navegação dos rios platinos.
    2-D.Pedro II
    3-A principal conseqüência da Guerra do Paraguai foi o fortalecimento e a institucionalização do exército, com o surgimento de um grande e disciplinado corpo de oficiais experientes, pronto a defender os interesses da instituição. Além disso, seu poder na guerra tornava-o uma organização capaz de impor suas idéias a força, caso necessário, acrescentando uma dose de instabilidade ao regime imperial.

    ResponderExcluir
  13. 1°~~> O brasil queria tomar posse da bacia do prata,então surgiu o comflito entre a Argentina.
    Então a Argentina invadiu o Uruguai e o Paraguai eles naum gostarao de ser envadidos e se aliaram com o Brasil para derotar a Argentina.

    2°~~> D.Pedro ll.

    3°~~> A perda de muita comida e dinheiro pois tinha que alimentar os soldados e dar armas a eles.

    4°~~> Sei lah se e isso ai usei a criatividade D=

    ResponderExcluir
  14. 1 O brasil queria tomar posse da Bacia do Prata,e como seu exercito era mais fraco que o do Paraguai,Brasil se uniu com o Uruguai e a Argentina.
    2 D.Pedro II
    3 Foi a perda de muito dinheiro e morte de muitas pessoas.

    Angélica..

    ResponderExcluir
  15. 1) Brasil queria tomar posse da Bacia de Prata, então uniu-se com a Argentina e Uruguai,o Brasil também queria mais liberdade de navegação, e disputava o poder.

    2)D.Pedro II

    3)*Morte de aproximadamente 40 mil homens (maioria negros)
    *Trouxe forte endividamento com compra de armas
    *Proclamação da Republica
    *Grande influencia na opnião dos militares.


    Bruna Rech.

    ResponderExcluir
  16. Logo, logo nosso prazo se encerra. Então vamos que vamos, postando galera! Bjs

    ResponderExcluir
  17. 1. Quais foram as causas do conflito?
    R: O Rio da Prata era muito cobiçado pelo Brasil, oque causou a guerra e invasões do brasil no Uruguai. O Paraguai e Argentina se renderam e foram para o lado do brasil e assim se formou a Triplice Aliança.

    2. Quem foi o personagem brasileiro que se destacou nesta Guerra?
    R: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael II Gonzaga
    =)

    3. Que consequências esta guerra trouxe para o Brasil?
    Muitas Mortes, perda de bens, devido ao abastecimento dos soldados, (armas, comida, remedios, etc.)

    - Gabriel Silvestri.
    ガブリエル

    ResponderExcluir
  18. 1-O Brasil tinha queria muito o Rio da Prata e entao O Brasil envadi o Uruguai. Paraguai e Argentina que ja estava de aliada por que queria unir forças para combater o poderoso Uruguai. E assim se forma a triplice aliança.

    2-D.Pedroll.

    3-Muitas mortes , de inocentes que apenas queriam honrar seu país , tirando os gastos com armas e munições.

    ResponderExcluir
  19. lEGAL DENIS E GABRIEL VALEU AS PARTICIPAÇÕES!
    BOM FINAL DE SEMANA!
    PROFESSORA DANI

    ResponderExcluir
  20. 1ª- A principal causa da guerra está relacionada às tentativas do governo do ditador paraguaio, Francisco Solano López, de colocar em prática uma política expansionista, com o objetivo de ampliar o território do seu país, apossando-se de terras dos países vizinhos, e ter acesso ao mar pelo porto de Montevidéu. A Argentina não gostou da idéia de ser invadida então de juntou com o Brasil e Uruguai formando assim a Triplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai)



    2ª- Um dos principais personagem foi Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, mais conhecido como Dom Pedro II - Imperador do Brasil


    3ª- Para o Brasil, além da morte de aproximadamente 40 mil homens , a guerra trouxe forte endividamento em relação à Inglaterra. Apontada como a principal beneficiária do conflito, forneceu armas e empréstimos, ampliando seus negócios na região e acabando com a experiência econômica paraguaia. O Brasil conseguiu a manutenção da situação na bacia Platina, embora a um preço muito alto.

    ResponderExcluir
  21. 1- O Brasil tinha muito interesse no Rio da Prata,por isso aconteceu toda essa guerra.O Brasil se uniu com Argentina e Uruguai(formando a Triplice Aliança ) porque seu exército era muito fraco pra infrentar Paraguai.

    2- D.Pedro||.

    3- Mortes e perda de dinheiro.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. 1- O Brasil tinha um grande interesse na posse da Bacia da Prata,lutando contra o Paraguai como não era forte o suficiente se uniu ao Uruguai e Argentina,formando a Triplice Aliança.

    2- O brasileiro que mais se destacou foi D.Pedro II.

    3- As consequencias foram muitas mortes e muita perda financeira.

    Guilherme Araújo (Reent) é nooix 83 :D !

    ResponderExcluir
  25. 1- As causas da Guerra do Paraguai encontram-se nas rivalidades entre a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai causadas pelos desentendimentos quanto às fronteiras entre os países, a liberdade de navegação dos rios platinos, as disputas pelo poder por parte das facções locais e rivalidades históricas de mais de três séculos.

    2- D. Pedro II

    3- além da morte de aproximadamente 40 mil homens (sobretudo negros), a guerra trouxe forte endividamento em relação à Inglaterra. Apontada como a principal beneficiária do conflito, forneceu armas e empréstimos, ampliando seus negócios na região e acabando com a experiência econômica paraguaia. O Brasil conseguiu a manutenção da situação na bacia Platina, embora a um preço exorbitantemente alto. Mas a principal conseqüência da Guerra do Paraguai foi o fortalecimento e a institucionalização do exército, com o surgimento de um grande e disciplinado corpo de oficiais experientes, pronto a defender os interesses da instituição. Além disso, seu poder bélico tornava-o uma organização capaz de impor suas idéias a força, caso necessário, acrescentando uma dose de instabilidade ao regime imperial.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Repostas :
    1 - O Brasil queria muito o Rio da Prata , mas não tinha poder suficiente contra o Paraguai , então o Brasil juntou-se com a Argentina e o Uruguai e ai Nasceu a Triplice Aliança.

    2- Dom Pedro ll

    3- A morte de muitos homens e perda de verba foram as principais consequencias.

    ResponderExcluir
  28. 1- O Brasil queria tomar a Bacia do Prata, gerando assim um conflito com o paraguai,e também atraindo junto a ele a Argentina e o Uruguai.

    2- D. Pedro II

    3- Perda de muito dinheiro pois eles tinham que bancar a estadia dos soldados e a perda de muitas vidas , pois não havia um exercito formado adequadamente para aquela situação .

    ResponderExcluir
  29. 1.O ditador paraguaio Francisco Solano Lopez tentou conquistar a província do Rio Grande do Sul,apos ter conquistado a do Mato Grosso.Para isso invadiu primeiro corrientes na Argentina. Então Brasil,Argentina ,Uruguai se uniram para parar Solano.

    2.Duque de Caxias.

    3.Perda de muitos homens,de dinheiro, e moradias.



    GABRIELA ALVES

    ResponderExcluir